GeneSeas empresa de pescados controlada pela Aqua Capital, pede Recuperação Judicial
A GeneSeas, empresa que atua no segmento de pescados e é controlada pela gestora Aqua Capital, no final de setembro, entrou com pedido de Recuperação Judicial na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do estado de São Paulo, após acumular cerca de 250 milhões de reais em dívidas.
Fundada em 2001, a GeneSeas tem unidades em São Paulo e em Mato Grosso do Sul e previa fechar o ano passado com receita de R$ 400 milhões. A empresa é a maior produtora verticalizada de tilápia do país, e desde 2015 é controlada pela gestora Aqua Capital.
A empresa estava sendo negociada, com a compra da operação pela dívida, mas a hipótese de execução de títulos de dívida por credores a levou a pedir Recuperação Judicial. Bancos privados estão entre os principais credores.
De janeiro a junho, a receita atingiu 210 milhões de reais, e o endividamento no mesmo período ultrapassava os 200 milhões de reais.
Dentre as razões para a crise da empresa, a companhia destacou:
- Redução drástica dos níveis de reservatórios para a piscicultura, por causa da crise hídrica;
- Aumento de custos de após a Covid-19, especialmente em frete aéreo;
- Commodities agrícolas, como milho e soja, para ração, subiram 78% e 126%, respectivamente, desde início de 2020.
O Aqua Capital informou que segue apoiando a GeneSeas no processo de reestruturação, atuando de maneira transparente com as partes interessadas e comprometido com a governança e a busca constante por resultados positivos dos ativos.
A GeneSeas, por sua vez, afirmou que está trabalhando em um plano de Recuperação Judicial com o objetivo de garantir a continuidade das atividades operacionais e a conclusão do processo de reestruturação financeira.
Por fim, a companhia esclareceu que está empenhada em sua recuperação, renegociando prazos com credores para garantir o seu funcionamento e a manutenção da maior quantidade possível de postos de trabalho.