Recuperação Judicial: UNIMED Manaus tem pedido de recuperação aprovado
Após ser submetida sete vezes a regimes de direção fiscal, procedimento em que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acompanha a situação financeira dos planos de saúde, a Unimed Manaus teve aprovado o seu pedido de recuperação judicial.
O processo estava em segredo de Justiça até o início de 2021. A cooperativa médica possui dívidas que somam cerca de R$ 500 milhões, entre passivos trabalhistas, bancários, com fornecedores e tributários.
Diante disso, a ANS não pode adotar medidas mais rígidas como a transferência de carteiras de usuários a outras operadoras, nem tampouco outras cooperativas médicas podem assumir a gestão da Unimed Manaus, prática comum quando uma cooperativa está passando por problemas financeiros.
Na decisão, o juiz entendeu no Grupo Unimed Manaus há atividade econômica organizada visando lucro, gerando empregos e recolhendo tributos – o que dá a ele, subjetivamente, nuance de empresa, merecendo assim, ser coberta pelo manto da Recuperação Judicial para que seja oportunizado seu soerguimento, que aliás, interessa a todos, e somente será possível observando-se o princípio da preservação e continuidade da empresa, para que a empresa em recuperação judicial volte a ser fonte de empregos e riquezas.