A importância do planejamento patrimonial para a família empresária
Com o crescimento das empresas familiares, é comum que grande parte do seu patrimônio esteja concentrado nos negócios por elas desenvolvidos.
Você sabia que cerca de 80% das empresas no mundo são familiares?
Diante disso, grande parte dos ganhos de algumas famílias estão concentradas no negócio por elas desenvolvido.
Portanto, a implementação de medidas jurídicas que visem a proteção de todo patrimônio da família ao longo da existência da sociedade empresarial a que está ligada é muito importante.
Logo, o planejamento patrimonial para a família empresária visa maior proteção ao longo da existência da sociedade.
A implementação de um planejamento patrimonial adequado, visando não só a proteção de patrimônio do sócio, mas também, o resguardo da fonte do (muitas vezes único) sustento de sua família, deve ocorrer em momento oportuno e próprio.
Mas por quê?
De nada adianta a implementação de um plano em meio à cobrança e execução de dívidas, tendo em vista que o devedor nesses casos poderá, inclusive, responder criminalmente por seus atos.
Dessa forma, o planejamento patrimonial traz diversos benefícios para a família empresária, uma vez que:
- O planejamento familiar faz com que em momento oportuno haja uma distribuição dos valores entre os membros familiares de forma equitativa, célere e menos onerosa.
- Busca definir uma reestruturação tributária de acordo com a legislação, fazendo as adequações necessárias para que ocorra uma redução no pagamento dos impostos.
Além disso, a implementação de uma GOVERNANÇA FAMILIAR é essencial para que o planejamento patrimonial tenha um bom andamento.
A governança deve ser trabalhada de forma a dar base e regrar o funcionamento do núcleo familiar desde o início do planejamento, separando-se os problemas do negócio que envolvem o patrimônio.
Nos dias atuais é imprescindível que se pense no negócio sob um viés empresarial a fim de que não perca espaço e, através de padrões, estratégias, diretrizes e métodos, se possa atingir benefícios de curto, médio e longo prazo que permitam manter o patrimônio construído no seio familiar de forma produtiva e sustentável.