Trava bancária: redução pode aumentar interesse por crédito com garantia em recebível
A trava bancária, também chamada de alienação fiduciária de recebíveis, é uma alternativa de garantia para operações financeiras entre bancos e empresas. Como hipótese, pode-se mencionar a situação de um empresário que pede empréstimo a um banco e entrega como garantia pagamentos que tem a receber por compras de cartão de débito ou crédito em datas futuras. Enquanto não quitar o empréstimo, esses valores a receber (recebíveis) não são liberados.
Tendo em vista que muitos empresários não conseguiram retomar o fluxo de caixa aos níveis anteriores à pandemia, a tomada de recursos com garantia em recebíveis está se tornando uma medida bastante adotada pelos agentes do ramo, haja vista que por terem garantia, normalmente possuem juros mais baixos.
Diante desse contexto, o Banco Central implementou uma norma a fim de reduzir a trava bancária. Com a nova regra, os registros dos recebíveis serão centralizados, e o empresário terá liberdade para negociá-los como garantia de crédito com instituições que ofereçam melhores condições.
Todavia, a norma que dará início ao regime de redução foi adiada para 07 de junho.