Tipos de crise empresarial e como evitá-las
Inúmeros fatores podem levar empresas à falência ou a um processo de recuperação judicial. Diante disso, sabe-se que existem diferentes tipos de crise empresarial. As principais são:
Crise Financeira
Caracteriza-se como uma situação em que o caixa da empresa é insuficiente para honrar seus compromissos cotidianos.
Dentre todos os tipos de crise, normalmente, é a responsável pelo fechamento de companhias.
Como evitá-la? É preciso ter controle financeiro desde a formação da empresa, ao fazer um plano de negócios em que se identifique qual é o fluxo de caixa ideal. Além disso, é necessário adotar medidas que permitam manter a empresa dentro das condições ideais para sua operação.
Crise Econômica
Refere-se à redução significativa dos negócios de uma empresa, que passa a apresentar mais bens/serviços em oferta do que clientes procurando por esses itens.
Ocorre quando, dentro de um contexto econômico vigente, a exemplo da pandemia atual, a empresa não tem capacidade para gerar receita.
Como evitá-la? Analisar a economia é essencial para saber qual o momento de acelerar ou desacelerar a produção. Crises econômicas dão sinais de que estão chegando e, portanto, podem ter suas consequências reduzidas.
Crise Patrimonial
É caracterizada pela existência de um passivo (dívida e/ou obrigação) mais alto que o ativo (bens que a empresa possui).
Como evitá-la? Nesse tipo de crise também é importante o controle financeiro, a fim de contribuir para evitar que a companhia mantenha seus custos mais altos do que pode manter. Ademais, caso o empresário deseje pedir empréstimos, é essencial a avaliação da real necessidade de assumir tal obrigação financeira, pois pode ocasionar um alto comprometimento do balanço patrimonial.
Crise de Rigidez
Refere-se a uma situação em que a empresa não se adapta no meio em que atua, demonstrando um certo tipo de incapacidade de renovação e mudanças e, como consequência, torna-se menos competitiva.
Como evitá-la? Deve ser elaborado um estudo prévio acerca da forma de atuação empresarial e fornecimento do bem ou serviço. Dessa forma, antes mesmo que a crise venha assolar a companhia, será possível se precaver.
Crise de Imagem
Esse tipo de crise ocorre quando a empresa fica com uma reputação negativa no mercado, por conta de envolvimentos em escândalos e situações que prejudicam a sua imagem.
Como evitá-la? Por se tratar de uma crise de alto impacto, deve-se investir em um bom time de marketing durante toda trajetória empresarial. Todavia, depois de evidenciada a notícia negativa, o melhor a se fazer é o investimento na divulgação de ações corretivas promovidas pela companhia.