skip to Main Content
O Que Todo Empresário Precisa Saber Sobre Governança Corporativa?

O que todo empresário precisa saber sobre Governança Corporativa?

O que é Governança Corporativa?

Governança corporativa é o sistema através do qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

A governança corporativa visa fortalecer a organização e alinhar os interesses do negócio, dos sócios, dos diretores e conciliar esses interesses com os órgãos de fiscalização e regulamentação.

Princípios da Governança Corporativa

Os princípios básicos de governança corporativa visam garantir em um clima de confiança tanto internamente quanto nas relações com terceiros, sendo eles:

  1. Transparência, de modo que todos os setores da empresa sejam detalhadamente informados sobre os processos organizacionais.
  2. Responsabilidade Corporativa, que garante que a empresa cumpra sua função social e contribua para o desenvolvimento cultural, social e ambiental.
  3. Equidade, que aponta que todos os colaboradores da empresa devem ser tratados de forma igualitária, do cargo básico ao presidente.

  4. Prestação de contas, que determina que todos os setores são responsáveis para prestar as contas e dar feedbacks de seus atos e decisões.

Mas para que serve a Governança Corporativa?

A governança corporativa, dentre outros pontos, confere transparência e eficiência à gestão da empresa.

Isso permite que o crescimento seja sustentável e fundamentado, além de estabelecer métodos que dão sentido à rotina do negócio.

E quais os benefícios da Governança Corporativa?

  • Prevenção de problemas:

A governança corporativa previne problemas que possam comprometer o empreendimento, ao evitar, por exemplo, práticas de abuso de poder, conflitos de interesses ou avaliações erradas nas definições de estratégias.

  • Desenvolvimento sustentável:Com a governança corporativa, os gestores ajustam ideias e objetivos, trabalhando de forma integrada.

    Este cenário torna possível crescer com segurança, o que aumenta também as chances de entrada de capital.

Adotar um sistema de Governança Corporativa, portanto, aperfeiçoa os processos e garante que todos os setores trabalhem em harmonia, em busca dos mesmos objetivos.

 

Revlon, multinacional dos cosméticos, ingressou com pedido de Recuperação Judicial

Instagram Barbosa Dutra Advocacia